-
Arquitetos: Schmidt Hammer Lassen Architects
- Área: 8949 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Tian Fangfang, Arlifa Wang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Seguindo o Plano Diretor de 2040 de Xangai, o Shanghai West Bund, que representa a longa história da indústria nacional chinesa, está se tornando o maior distrito cultural e artístico da Ásia.
A revitalização da antiga área industrial em um centro cultural, artístico e de lazer ao longo das margens do rio começa com a transformação de um ambiente já existente. A renovação de estruturas históricas, como a cúpula, envolve resgatar e adaptar espaços que têm um valor cultural significativo, preservando as diversas camadas históricas de uma cidade em constante evolução. Além disso, há um foco especial na escolha de materiais inovadores que seguem os princípios de reciclagem e regeneração, promovendo uma sustentabilidade completa.
O Centro de Artes West Bund exemplifica uma abordagem cuidadosa e sustentável de transformação adaptativa, revitalizando um tipo de edifício que, de outra forma, estaria em declínio. Essa abordagem preserva a integridade histórica do edifício ao mesmo tempo em que promove novas formas de uso e interação, favorecendo a transformação em vez da demolição. Aqui, a estrutura é trazida de volta à vida, assumindo novos propósitos. Em essência, ela é reintegrada como um participante dinâmico na narrativa em curso da cidade, tal como desempenhou seu papel original ao fornecer cimento para a expansão de Xangai.
A transformação do patrimônio industrial do West Bund não apenas respeita o desenvolvimento histórico de toda a área, mas também reflete um compromisso com a sustentabilidade e a inovação.